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Explorando a Pedagogia Sistêmica e Impactando as próximas gerações

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A educação tradicional tem enfrentado desafios ao longo dos anos, e muitos educadores, pais e especialistas buscam novas formas de ensinar e apoiar o desenvolvimento das crianças. A Pedagogia Sistêmica surge como uma abordagem baseada nos princípios do pensamento sistêmico e na Lei do Amor. Para aprofundar essa discussão, entrevistamos Atilio Frassetto Gomes, advogado, terapeuta holístico e especialista em neuropedagogia e psicanálise, que nos trouxe insights poderosos sobre essa metodologia e seu impacto na educação. 

Veja abaixo alguns destaques desta entrevista.

O Que é a Pedagogia Sistêmica?

A Pedagogia Sistêmica é uma abordagem educacional baseada nos princípios das constelações familiares de Bert Hellinger e na Teoria Geral dos Sistemas. Diferente de um método pedagógico tradicional, ela propõe uma nova forma de enxergar a relação entre educadores, alunos e suas famílias.

Segundo Atilio muitas pessoas confundem a pedagogia sistêmica com uma prática religiosa, mas, na realidade, ela se fundamenta na Teoria Geral dos Sistemas. Ele explica que a grande descoberta dessa teoria foi entender que o amor não é apenas um sentimento, mas sim uma força organizadora das relações humanas. “A pedagogia sistêmica nos ensina que há um amor objetivo, que estrutura e harmoniza o ambiente educacional e familiar”, diz Atilio.

No contexto educacional, isso significa que toda criança carrega em si a história do seu sistema familiar, refletindo emoções, desafios e dinâmicas herdadas. Dessa forma, quando os pais e educadores compreendem essa dinâmica, eles podem atuar de forma mais assertiva, ajudando as crianças a se desenvolverem em um ambiente de respeito e pertencimento.

Atilio Frassetto Gomes advogado holístico com especialização em Neuro Pedagogia e Psicanalise

O Pensamento Sistêmico e a Lei do Amor

O conceito central abordado por Atilio é a “lei do amor”, visto como uma força fundamental nas relações humanas, que vai além de um sentimento subjetivo para se tornar uma questão comportamental e moral. Este amor objetivo e responsável é o que sustenta e equilibra as relações dentro da escola e da família.

Amor Subjetivo x Amor Objetivo

Atilio diz que o centro de todo o pensamento sistêmico é a lei do amor. Apartir disso uma das grandes distinções que Atilio Frassetto Gomes fez sobre o pensamento sistêmico é entre amor subjetivo e amor objetivo:

  • O amor subjetivo é aquele ligado ao afeto, à emoção, ao querer bem.
  • O amor objetivo se manifesta no comportamento, na forma como lidamos com os outros e com as regras que sustentam os relacionamentos.

Na Pedagogia Sistêmica como também em todas as metodologias sistêmicas, entendemos que é esse amor objetivo que sustenta o equilíbrio dentro dos sistemas, pois ele está relacionado à responsabilidade, aos princípios e aos valores que orientam nossa forma de interagir no mundo.

Os Três Princípios Sistêmicos

De acordo com Atilio, a Pedagogia Sistêmica se baseia em três princípios fundamentais, que são comuns a todas as abordagens sistêmicas:

  1. Pertencimento

Todo indivíduo precisa sentir que faz parte de um sistema. Quando alguém é excluído ou se sente à margem (seja na família, na escola ou em qualquer outro contexto), o equilíbrio do grupo é afetado. Muitas dificuldades emocionais e comportamentais nas crianças, por exemplo, vêm dessa sensação de não pertencimento.

  1. Hierarquia
  1. Existe uma ordem natural dentro dos sistemas. Pais vêm antes dos filhos, professores vêm antes dos alunos, e assim por diante. Quando essa hierarquia é desrespeitada — por exemplo, quando uma criança assume o papel de “pai” ou “mae” emocional da família ou quer ser grande ou maior que seus professores — surgem dificuldades. Na escola, quando um aluno desafia constantemente a autoridade do professor, pode haver uma inversão dessa ordem. Quando existe inversão de papéis no sistema principal familiar, a criança e por consequência no futuro esse adulto,  pode apresentar problemas em receber ordens em outros sistemas que estiver inserido. Por exemplo: escolas, grupo de amigos, trabalho, relacionamentos.
  1. Equilíbrio entre Dar e Receber

Esse princípio rege todas as relações. Nos sistemas familiares e educacionais, um fluxo saudável de dar e receber é essencial para manter a harmonia. Crianças, por exemplo, precisam receber amor, educação e segurança antes de conseguirem dar algo em troca. No entanto, quando uma criança assume responsabilidades emocionais que não são suas — como cuidar do bem-estar emocional dos pais, irmãos ou professores — um desequilíbrio acontece. Dentro desse principio Atilio também adiciona sobre o conceito da auto responsabilidade aplicada nas dinâmicas escolares e familiares. Muitas vezes a criança pode apresentar a falta de responsabilidade ou o excesso de auto responsabilidade “tomando para si questões mal resolvidas dos seus pais“ e espelhando isso através de seus comportamentos.

Para Quem Essa Abordagem é Indicada?

A Pedagogia Sistêmica é recomendada para:

  • Pais que desejam compreender melhor o comportamento de seus filhos e promover um ambiente familiar mais equilibrado.
  • Educadores que buscam aprimorar sua relação com os alunos e criar um ambiente de aprendizado mais harmônico.
  • Escolas que querem implementar uma cultura educacional mais inclusiva, respeitosa e eficaz.

Aplicando a Pedagogia Sistêmica na Prática

  1. Nas Escolas

Nas instituições de ensino, a Pedagogia Sistêmica pode ser aplicada através de formação e sensibilização da equipe escolar. Atilio compartilhou um caso concreto de uma escola onde foi implementado esse olhar sistêmico. Até mesmo o jardineiro passou a desempenhar um papel ativo no aprendizado das crianças, ensinando sobre plantas e demonstrando a importância de cada função dentro da escola. Esse tipo de iniciativa gera um ambiente acolhedor e fortalece o senso de pertencimento.

  1. Na Relação Pais e Filhos

Muitos dos desafios comportamentais das crianças estão ligados ao ambiente familiar. Atilio destaca que, frequentemente, as crianças manifestam em sala de aula questões emocionais não resolvidas dos pais. Quando os pais assumem a responsabilidade de olhar para suas próprias dinâmicas e buscar ajuda, a criança naturalmente encontra mais equilíbrio. Um caso compartilhado por Atilio ilustra isso bem: uma criança de quatro anos que não obedecia a mãe e resistia às regras na escola. Após um trabalho sistêmico com os pais, o comportamento da criança mudou completamente.

  1. O Papel dos Educadores

Para os educadores, a Pedagogia Sistêmica oferece ferramentas para compreender melhor os alunos e criar um ambiente de aprendizado mais eficaz. Antes de rotular um aluno como “difícil”, é importante investigar se o problema está na dinâmica familiar ou até mesmo dentro da própria escola. Atilio destaca que, muitas vezes, as crianças refletem problemas estruturais do ambiente escolar, e cabe aos gestores e professores olhar para isso com consciência.

A Criança Como Espelho do Sistema

Na Pedagogia Sistêmica, compreendemos que a criança é um espelho do sistema ao qual pertence. Isso significa que os desafios que ela enfrenta não surgem isoladamente, mas refletem desajustes no ambiente em que está inserida.

Muitas crianças assumem, inconscientemente, o peso das dificuldades familiares ou escolares. Algumas se tornam “responsáveis demais”, sentindo-se obrigadas a cuidar dos pais, professores ou colegas, carregando um fardo emocional que não lhes pertence. Outras, ao contrário, adotam uma postura de vitimização, esperando que o mundo ao redor cuide delas.

Ambos os comportamentos são estratégias inconscientes de sobrevivência dentro do sistema. Porém, para que uma criança cresça saudável emocionalmente, é essencial que ela permaneça no seu lugar de criança, enquanto os adultos assumem a responsabilidade por suas próprias emoções e decisões.

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Aplicando a Pedagogia Sistêmica no Dia a Dia

Ao trazer a visão sistêmica para a educação, professores, pais e cuidadores podem ajudar as crianças a se desenvolverem de maneira mais equilibrada. Algumas perguntas úteis dentro dessa abordagem são:

  • Essa criança está carregando algo que não é dela?
  • Existe alguém na família ou na escola que está excluído e precisa ser reintegrado?
  • A hierarquia está sendo respeitada?
  • Como podemos restaurar o equilíbrio na troca entre dar e receber?

Essas reflexões ajudam a criar um ambiente mais harmonioso, onde cada um pode ocupar seu lugar de forma saudável e natural.

O Impacto da Pedagogia Sistêmica no Mundo

Ao adotarmos um olhar sistêmico na educação, não estamos apenas melhorando a experiência escolar das crianças, mas transformando gerações futuras. Uma educação baseada no amor e na compreensão das dinâmicas sistêmicas pode reduzir conflitos, melhorar o aprendizado e promover um mundo mais empático e equilibrado.

Como Saber Mais e Implementar essa Abordagem

Se você é pai, mãe, educador ou faz parte de uma instituição de ensino que deseja aprofundar essa abordagem, Atilio Frassetto Gomes é um dos nossos terapeutas parceiros dentro do Wowness Club e está disponível para palestras e consultorias com escolas, constelações e acompanhamentos com familias. Além disso, temos um encontro mensal para pais e educadores dentro da nossa comunidade Wowness Club onde você poderá aprender, contribuir e trocar ideias sobre esse tema.

Entre em contato para saber como a Pedagogia Sistêmica pode transformar sua relação com a educação e contribuir para um futuro melhor para as crianças e adolescentes.

Esperamos que você se sinta inspirado a adotar uma perspectiva sistêmica em sua própria vida, na escola ou em sua família, e que se junte a este movimento transformador. Olhe para você, e trabalhemos juntos para trazer mais amor e equilíbrio ao mundo!

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